DTM e Dor Orofacial

DTM e Dor Orofacial

DTM (Disfunção Temporo Mandibular) é uma doença que atinge a ATM (Articulação Temporo Mandibular) e os músculos da mastigação.

Um dos principais sintomas é a cefaleia (dor de cabeça), que ocorre na região temporal. A cefaléia é uma doença que, segundo a OMS, está no 19º lugar das doenças incapacitantes. Outros sintomas são estalos ao abrir e fechar a boca, zumbido no ouvido e dores musculares no pescoço, ombros e braços.

Normalmente o especialista em DTM não trabalha sozinho, mas numa equipe multidisciplinar com neurologista, fisioterapeuta, psiquiatra, psicólogo, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo.

A causa da DTM é multifatorial, sendo descrito nos trabalhos de pesquisa: fatores oclusais (mordida), parafunção (hábitos nocivos), trauma, estado geral de saúde, fatores psicológicos e emocionais.

Cerca de 40% das pessoas sofre DTM, sendo que a maioria não sabe. Normalmente o tratamento é clínico. Em menos de 1% dos casos, o tratamento é cirúrgico.

Segundo a Academia Européia de Desordens Crânio Mandibulares, se a resposta for sim a uma das quatro situações listadas a seguir, a pessoa pode ter uma DTM e deve procurar tratamento.

• Tem dor quando abre a boca amplamente ou mastiga, uma vez por semana ou mais?
• Tem dor nas têmporas, face, articulações temporomandibulares ou mandíbula, uma vez por semana ou mais?
• Tem registrado ultimamente o travamento da mandíbula ou não conseguido abrí-la amplamente?
• Tem muitas vezes dores de cabeça, uma vez por semana ou mais?